Adeus mordomia

Olá pessoal.

Já fui apresentado com um certo exagero pela Má, mas vamos lá.

Hoje o post vai ser mais para me apresentar e para vocês entenderem o meu contexto. Prometo que nos próximos eu alivio um pouco.

Meu nome é Cristhiano, ou simplesmente Cris, e fui convidado pra participar do blog toda quarta-feira. Eu vou tentar manter a mesma linha dos posts da Má. Espero que gostem. 😉

Assim como ela, eu também sou “concurseiro”, ou seja, faço todos os concursos (bons) que aparecem por aí e vivo de mamar nas te.. digo – trabalho para o governo direta ou indiretamente.

Eu já devo ter feito pelo menos uns 15 concursos, mas passei em 3 e fui chamado pra todos eles de acordo com o breve histórico a seguir:

  1. CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná – 04/2005 a 03/2006 – Empresa mista que tem como sócio majoritário o governo do estado do Paraná. A CELEPAR presta serviços de tecnologia da informação para todos os orgãos de governo do estado, entre eles DETRAN, SESP, SESA e outros. A empresa é feita por empregados concursados celetistas(regidos pela CLT) que acham que são servidores públicos e “trabalham” como aspones, com algumas exceções, é claro.
  2. Caixa Econômica Federal – 04/2006 a 01/2011 – É o único banco 100% federal, responsável pela execução das políticas públicas de distribuição de renda. Também é um empresa pública e a admissão por concurso com vínculo à CLT. É pra lá que a Má ta indo, então não vou falar mal… ainda. 😛
  3. Tribunal Regional Federal da 4ª RegiãoSeção Judiciária do Paraná – 02/2011 – Subseção de Cascavel – Esse é meu trabalho atual. É a justiça de primeiro grau responsável por julgar as ações de interesse da união(quando eu descobrir o que isso significa de fato, eu prometo que explico). Aqui sou servidor público de fato, ou seja, não tenho carteira assinada e nem FGTS e respondo ao chefe do poder judiciário

Eu morei a vida toda em Curitiba com meus pais e, mesmo com 26 anos, não tinha ainda uma definição de quando iria pro meu cantinho. Como filho único, sempre tive tudo à mão e por isso não me preocupava com nada em casa.

Fiz o concurso pro TRF para concorrer em Curitiba e marquei a opção da lista geral, que só depois eu descobri que era uma espécie de extensão do polo de Curitiba para o estado todo. E como eu nunca gostei e nunca estudei a fundo qualquer assunto de direito, fiz a inscrição para o cargo Apoio especializado – Operação de computadores, que é o que eu gosto.

Antes da prova, eu estudei muito pouco e todas as informações sobre as atribuições e sobre o funcionamento da justiça eu obtive com advogados(as) amigos(as). Claro que a legislação federal sobre o funcionalismo público e a lei das licitações todos deveriam conhecer pelo menos um pouco e nisso eu dei uma lida.

No dia da prova, na entrada, eu peguei um folheto de algum cursinho com dicas de ultima hora e fiquei lendo. E pro meu espanto, e sorte, resolvi algumas questões de direito com o que li naquele folheto. #lucky

Resultado: fui aprovado no concurso em quinto lugar para Curitiba e em terceiro lugar para o resto do estado e esperei de junho/2010 até janeiro/2011, quando fui questionado sobre meu interesse de assumir em Cascavel. Não tive qualquer dúvida e respondi no mesmo momento.

E foi aí que começou tudo. Foi aí que tive que aprender a dar adeus à toda aquela mordomia que eu tinha em casa pra aprender a viver sozinho numa cidade estranha, sem amigos ou conhecidos e trabalhando num lugar onde mal entendo o que falam quando o assunto é o trabalho, até porque sou o único que trabalha com informática na subseção.

Pra que eu pudesse ocupar a cabeça e também pra compartilhar minhas experiências com essa mudança, decidi fazer o blog Adeus mordomia, onde vocês vão acompanhar o que vou aprendendo aqui com minha aventuras e desventuras.

Na próxima quarta eu vou contar um pouco mais do trabalho como servidor público e explicar melhor o que é a justiça de primeiro grau.

Boa semana pra todos!

Até…

3 Comentários

  1. Oii
    Mais um concurseiro no pedaço então.. hehehe
    Sou prima da mari, sempre conversamos sobre concurso e tal… mas por mais que eu estude nunca tive a sorte de ser chamada para assumir, no máximo fiz um exame médico. Londrina chama bem menos que Ctba e quando acho que fico em uma boa posição, é apenas ilusão.
    Mas vamos lá, né.
    Até mais

    • Olá Lívia.
      O negócio é sempre manter a calma nas provas e fazer tudo que aparece pela frente. hehehe
      Relaxa que essa ilusão acaba sendo momentânea e quando voce menos espera, tá lá o telegrama. 😉
      Uma coisa que aprendi com a Caixa é que nós temos que começar de algum lugar. Mesmo que o banco nao fosse o melhor lugar do mundo, foi o que me deu estrutura financeira e até psicológica pra chegar onde to agora pra continuar indo em frente.
      No meu blog eu coloco um pouco mais do dia a dia da vida pós telegrama hehehe
      Dá uma olhada lá 😉

      Até…

  2. MInha prima é meio desesperada mesmo HSUAIHSAIUHSAIUHSAIUSHA..

    mas o Cris tem um dom de passar em concursos que meldels.. É o rei dos concursos!!!

    Meu ídolo!! HSUIAHSIUAHSIUAHSa.. um dia ainda vou ser assim e ser servidora pública federal também!!

    \o/

    Seja bem vindo de novo!!


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário